respirArte

A palavra projecto deriva do latim “projectu” que significa lançar, relacionando-se com o verbo latino “projectare” que se poderá traduzir por lançar para diante. A partir desta raiz latina, a palavra projecto pode ter vários sentidos: plano para a realização de um acto; desígnio; redacção provisória de uma medida qualquer; esboço. (Dicionário da Língua Portuguesa, Porto Editora, 1989).
A elaboração de qualquer projecto pressupõe um processo que tem como referências um ponto de partida (situação que se pretende modificar), um ponto de chegada (uma ideia do que se pretende modificar) e a previsão do processo de “construção” (o “como” fazer).
Deste modo, o nosso primeiro passo consistiu em definir e conhecer o local, para tal, foi conveniente reunir um conjunto de informações disponibilizadas quer pelo site da Câmara Municipal de Castelo de Vide, quer através do levantamento informativo em publicações, imagens e outros meios, nomeadamente pessoas nossas conhecidas.
Assim, esta organização da informação permitiu-nos identificar e discernir o conhecimento local, que nos permitiu, de seguida, um bom exercício de “braimstorming” de ideias, após o qual se fez uma selecção.
Por conseguinte, e indo ao encontro daquilo que é o conceito de animação sociocultural, decidimos pela realização de actividades de âmbito geral.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Jogos tradicionais

Muitos dos jogos infantis utilizados hoje em dia, jogaram-se, também, no período medieval, particularmente os jogos usualmente designados como Jogos Tradicionais.
Os jogos tradicionais são, portanto, retratos de uma época, eram transmitidos oralmente desde a antiguidade como qualquer objecto cultural, ou seja um espelho da sua época.
Os jogos tradicionais eram partilhados por todos os adultos e, como o conceito de infância é algo que só ganhou formato no período Moderno, também por crianças.
Com o surgimento da Modernidade, o trabalho ganhou uma representação social até então inexistente. Com estes novos conceitos, relacionou-se o brincar ao ócio e o ócio só era permitido à infância, mesmo assim sob séria vigilância e restrições. Deste modo, os jogos tradicionais foram a herança deixada à criança moderna.
Os jogos tradicionais encerram em si um conjunto de actividades lúdicas e corporais que chegaram até nós através dos nossos antepassados, mediante a transmissão oral dos mais velhos para os mais novos.
Tendo uma carga cultural e simbólica muito diversificada, tendo em conta as variações de região para região e terem características de utilização tradicional do corpo, dos materiais, espaços, tempos, regras fundamentais e capacidades individuais e valores culturais e sociais.
Sendo o objectivo proporcionar o prazer o lazer e o divertimento como factores de desenvolvimento do Homem.
Assim sendo podemos afirmar que os jogos tradicionais nos dias de hoje podem ser uma boa forma de animação cultural e desportiva. Pois, o jogo tem duas funções, uma função lúdica na qual a criança encontra prazer ao jogar, e uma função educativa, através da qual o jogo ensina alguma coisa, ajuda a desenvolver o conhecimento da criança e a sua apreensão do mundo, para além da forte contribuição na socialização e no fortalecimento do espírito de grupo
Posto isto, o nosso projecto pretende trazer de volta e transmitir às actuais gerações os jogos medievais, que mais não são do que os nossos ancestrais jogos tradicionais, significando, desta forma a sua preservação cultural de um património lúdico do período medieval.

Fotografias do projecto