respirArte

A palavra projecto deriva do latim “projectu” que significa lançar, relacionando-se com o verbo latino “projectare” que se poderá traduzir por lançar para diante. A partir desta raiz latina, a palavra projecto pode ter vários sentidos: plano para a realização de um acto; desígnio; redacção provisória de uma medida qualquer; esboço. (Dicionário da Língua Portuguesa, Porto Editora, 1989).
A elaboração de qualquer projecto pressupõe um processo que tem como referências um ponto de partida (situação que se pretende modificar), um ponto de chegada (uma ideia do que se pretende modificar) e a previsão do processo de “construção” (o “como” fazer).
Deste modo, o nosso primeiro passo consistiu em definir e conhecer o local, para tal, foi conveniente reunir um conjunto de informações disponibilizadas quer pelo site da Câmara Municipal de Castelo de Vide, quer através do levantamento informativo em publicações, imagens e outros meios, nomeadamente pessoas nossas conhecidas.
Assim, esta organização da informação permitiu-nos identificar e discernir o conhecimento local, que nos permitiu, de seguida, um bom exercício de “braimstorming” de ideias, após o qual se fez uma selecção.
Por conseguinte, e indo ao encontro daquilo que é o conceito de animação sociocultural, decidimos pela realização de actividades de âmbito geral.

sábado, 6 de junho de 2009

Avaliação do Projecto

Nesta etapa pretende-se avaliar a concretização pratica do projecto "RespirARTE", seguindo a linha presente no sistema avaliativo descrito na alínea anterior.
Ao longo da realização das várias actividades (percurso pedestre, almoço comunitário, jogos tradicionais e na esfera artística - expressões), apesar das condições climáticas, da chuva e vento, o grupo aderiu de forma significativa, sendo um dos indícios positivos da viabilização pratica do projecto. Ao longo das várias horas, os elementos do grupo revelaram um comportamento favorável à aquisição de conhecimentos, bem como uma abertura a nível das relações interpessoais. Após toda uma analise constante da nossa parte consideramos pertinente questionar os constituintes do grupo relativamente ao que viveram/experienciaram ao longo do dia e após sensivelmente uma hora de conversação/ socialização concluímos que estas actividades se revelaram de enorme riqueza aos vários níveis para todos os participantes.


Este projecto revelou-se fundamental no nosso processo de desenvolvimento, no âmbito profissional e em termos de enriquecimento pessoais, uma vez, que possibilitou relacionar os conteúdos teóricos adquiridos ao longo do curso com a sua viabilização pratica através do projecto "RespirARTE".

Fotografias do projecto