respirArte

A palavra projecto deriva do latim “projectu” que significa lançar, relacionando-se com o verbo latino “projectare” que se poderá traduzir por lançar para diante. A partir desta raiz latina, a palavra projecto pode ter vários sentidos: plano para a realização de um acto; desígnio; redacção provisória de uma medida qualquer; esboço. (Dicionário da Língua Portuguesa, Porto Editora, 1989).
A elaboração de qualquer projecto pressupõe um processo que tem como referências um ponto de partida (situação que se pretende modificar), um ponto de chegada (uma ideia do que se pretende modificar) e a previsão do processo de “construção” (o “como” fazer).
Deste modo, o nosso primeiro passo consistiu em definir e conhecer o local, para tal, foi conveniente reunir um conjunto de informações disponibilizadas quer pelo site da Câmara Municipal de Castelo de Vide, quer através do levantamento informativo em publicações, imagens e outros meios, nomeadamente pessoas nossas conhecidas.
Assim, esta organização da informação permitiu-nos identificar e discernir o conhecimento local, que nos permitiu, de seguida, um bom exercício de “braimstorming” de ideias, após o qual se fez uma selecção.
Por conseguinte, e indo ao encontro daquilo que é o conceito de animação sociocultural, decidimos pela realização de actividades de âmbito geral.

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Escolha da Instituição


No âmbito da disciplina de Projecto, do currículo do 3º ano do curso superior de Animação Sociocultural, foi-nos proposto pelo Professor Avelino Bento, a criação de um projecto de Animação Sociocultural do campo de acção generalista.

Após uma breve discussão em grupo, optamos pela criação do projecto numa localidade perto da cidade de Portalegre, sendo esta a vila de Castelo de Vide.

Posteriormente procedemos à recolha de informação relativa a intituições existentes nesta vila, decidimo-nos pela instituição de jovens designada por EKOSIUVENIS.


Fotografias do projecto